“Wavelicious” por Carlos Wavel (27/jan/2012)

Oi, #seuslindos!
Hoje é sexta de verão com friozinho e chuva e me deu uma preguiça de fazer algo muito incrementado, então, vou simplificar a vida de vocês!
Tem dias em que a gente chega em casa cansado e não quer muito saber de cozinhar… Aí, pra completar, você abre a geladeira e vê que não tem praticamente nada, só várias sobras por vencer.
Uma broa ou um pão de forma quase no fim da validade, umas fatias de queijo, de peito de peru ou presunto, uma sobra de molho de tomate aberta, um pouco de maionese no vidro quase vazio… Opa! Abra o olho, filhote!
Tem receita ali pedindo pra ser feita! Nada de desperdício!
Larga essa preguiça que te abate e vem pra cozinha!

Essa receita vai depender do tamanho da sua fome e quantas pessoas irão comer. Essa aqui é para uma ou duas pessoas, mas é só adaptar dependendo da quantidade desejada.

Lasanha de Pão

Ingredientes
– 4 fatias de broa ou pão de forma
– 3 colheres de maionese
– 3 colheres de molho de tomate
– 4 fatias de queijo
– 4 fatias de presunto ou peito de peru
– temperos secos ou frescos: manjericão, orégano, pimenta-do-reino, alecrim. Vai do seu gosto. Não tenha medo de experimentar, só não tempere demais!
– tem batata palha? Champignon? Azeitonas? Use!

Como faz?
Acenda o forno em fogo médio e deixe pré-aquecendo.
Em uma forma refratária retangular (eu usei uma pequena), disponha duas fatias da broa ou pão de forma. Cubra-as com uma colher de maionese e uma colher de molho de tomate. Coloque duas fatias de queijo, duas fatias de presunto ou peito de peru e polvilhe um pouco dos temperos. Eu usei orégano e pimenta-do-reino.
Passe maionese nas outras duas fatias de broa/pão que sobraram e cubra as que estão no refratário, como se estivesse fechando um sanduíche.
Agora, passe a terceira colher de maionese no outro lado das fatias superiores e cubra com molho de tomate. Disponha sobre elas o que sobrou: as duas fatias de presunto e as duas de queijo, e tempere novamente. Para deixar um pouco mais crocante, e como ainda tinha na despensa, eu cobri com um pouco de batata palha.

Asse sua torta por mais ou menos 20 minutos, até que o queijo em cima derreta ou comece a borbulhar. Sò cuide para não queimar.

Bom apetite!

Dica 1: o recheio pode ser complementado com champignons, azeitonas, alcaparras, palmito. O que você tiver em casa e estiver com vontade de comer.
Dica 2: não passe maionese demais para a torta não ficar enjoativa. (nem calórica demais!)
Dica 3: não tenha medo de experimentar diversas combinações de recheios e temperos! É assim que a gente aprende!

Enquanto a lasanha assa, vamos dar uma bebericada?

Caipirinha de Cereja

Ingredientes
– 5 Partes de cachaça ou vodka
– 2 Partes de Simple Syrup, que eu já ensinei aqui neste post como faz.
– 6 quartos de limão (você corta dois limões em quatro pedaços e pra essa receita usa 6. Os outros dois podem ficar pra seguinte ou pra enfeitar o copo!
– 5 cerejas

Como faz?
Com um socador, macere os limões, o simple syrup and as cerejas em um copo largo e baixo já gelado.
Encha com gelo moído e adicione a cachaça ou a vodka. Mexa e pode beber!

Dica 4: não economize com bebida. Se você compra cachaça ou vodka vabagunda, vai ter uma baita dor de cabeça no dia seguinte. Compre coisas boas que no outro dia você está inteiro.
Dica 5: não exagere na bebida.

Um fim de semana supimpa pra todos!
E lembre: se dirigir, não beba. Se beber, me chame!

Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

Anúncios