“Wavelicious” por Carlos Wavel (27/abr/2012)

Chegou sexta e o outono está sendo generoso com noites agradáveis e dias de frio e sol. Ou chuva, já que estamos na nossa cidade favorita, né?
Hoje estou com vontade de fazer uma coisa diferente, mais arrumadinha, pra vocês impressionarem nos jantares, almoços e encontros que fizerem.
Sabe quando sobra vinho depois da festa (SOBRA?!?) e você não sabe bem o que fazer com ele na manhã seguinte? (NÃO SABE?!?!)
Pois então, vamos fazer um xarope de vinho! Não precisa ser tudo do mesmo vinho. Você pode misturar alguns tipos, só não faça igual criança misturando refrigerante pra fazer tutti-frutti! Misture vinho vermelho com vinho vermelho, branco com branco. Se não quer arriscar, fique com um só tipo de vinho.
O xarope pode ser usado pra comer com frutas, sorvete, iogurte, salada, panquecas e com tudo aquilo que sua imaginação e seu gosto por comida boa permitir.

Xarope de Vinho

Ingredientes
Uma proporção legal é assim:
– 3 xícaras de vinho

– 1 xícara de açúcar

Como faz?
Mega fácil!
Em uma panela, de preferência alta, misture o açúcar ao vinho e deixe levantar fervura.
Ferveu? Baixe o fogo e vá mexendo até que adquira a consistência de xarope. Aquela que quando você levanta a colher, desce um fio de xarope até a panela.
O volume deve reduzir a um terço do volume inicial.
deixe esfriar, coloque em uma garrafa e guarde refrigerado.

Dá pra adicionar alguns sabores também. Pode colocar gengibre fresco, canela em pau, anis estrelado, cravo, ramo de baunilha ou coisinhas gostosas que você gosta.
Depois de acrescentar estes “saborizantes”, deixe esfriar e peneire antes de engarrafar.

Use com frutas frescas, tipo amoras ou framboesas ou com frutas grelhadas. Eu volto pra falar sobre frutas grelhadas.
Use por cima de saladas.
Misture com sorvete ou com frozen yogurt.
Despeje por cima de panquecas.
Divirta-se!

Bom fim de semana!
Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

Anúncios