“Wavelicious” por Carlos Wavel (30/nov/2012)

Oi, pessoal! Tudo bem?
Na minha busca por receitas pra coluna, eu pensei em fazer nesse fim de ano uma série que possa ser usada como presente de Natal. Eu gosto da ideia de presentear alguém que você gosta com uma coisa que foi você mesmo que fez, então aqui vai a primeira das receitas.

Espero que curtam!

Pé-de-Moleque de Pistache

2009_12_16-Brittle03

O que vai?
– 2 xícaras de açúcar
– 1/2 xícara de água
– 1 barra de manteiga ou margarina culinária, sem sal.
– 1/3 de xícara de xarope de milho (Karo é o mais conhecido)
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 350g de pistache, sem casca. (é mais ou menos o peso comum de um pacotinho pronto)
– flor de sal ou sal marinho moído

Como faz?
Use uma panela grande e coloque o açúcar, a água e o xarope de milho. Aqueça até levantar fervura. Use fogo médio, mexendo de vez em quando, até que forme um caramelo de cor âmbar (cor de caramelo!) e comece a aparecer aquele cheirinho gostoso de açúcar queimado. (não, você não vai deixar queimar esse açúcar!!!) Isso leva uns 10 minutos.
Retire do calor, polvilhe o bicarbonato de sódio e mexa. Essa mistura vai borbulhar!
Adicione o pistache, mexa e despeje imediatamente sobre uma forma não aderente com borda! Use as costas de uma colher grande e espalhe essa “massa” formando uma camada fina e regular por toda a forma. Polvilhe o sal pela superfície, bem de leve.
Deixe esfriar completamente (aqui em casa levou 40 minutos) e quebre o “pé-de-moleque” em pedaços grandes.

2009_12_16-Brittle02

Para presentear, use a imaginação na embalagem. Existem caixas e saquinhos prontos no mercado, mas você pode improvisar com vidros ou potes ou até papel manteiga e tecido.

Eu me inspirei lá no The Kitchn e dei uma adaptada do meu jeito.

Bom apetite!

Um ótimo fim de semana!
Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

