“Wavelicious” por Carlos Wavel (14/dez/2012)

Oi, galera! Tudo bem?
Aqui vai mais uma receita simples pra ser usada como presente de Natal.
Como eu expliquei na coluna anterior, acho sensacional a ideia de presentear alguém que você gosta com uma coisa que você mesmo fez.
Essa é um pouco mais picante, super fácil e eu recomendo pra quem curte curry e sabores apimentados.

Amêndoas com Gengibre e Curry

7-Recipe-Ginger-Curry-Almonds-700x700

O que vai?
– 450g de amêndoas sem casca, nem pele, cruas
– 4 colheres (sopa, cheia) de manteiga
– 1/4 de xícara de açúcar mascavo
– 1 colher (sopa, rasa) de curry (amarelo, em pó)
– 1/2 de uma raiz de gengibre, descascada e ralada. O tamanho é de aproximadamente um polegar.
– 1/4 de colher (sopa, rasa) de pimenta caiena
– sal (usei mais ou menos uma colher rasa de sopa)

Como faz?
Aqueça o forne em 350º. Use uma assadeira revestida com teflon, espalhe as amêndoas e asse-as por 5 minutos. Se tiver à mão, forre com papel-manteiga. Se não tiver, fique de olho mas a chance de grudar é pequena com o teflon. Elas vão ficar tostadas então, retire do forno e reserve. deixe o forno aceso, em fogo baixo por enquanto. Vamos voltar a usá-lo já, já.
Em uma panela, derreta a manteiga, adicione o açúcar mascavo, o curry em pó, o gengibre ralado e a pimenta caiena. Faça essa mistura em fogo médio, mexendo até que o açúcar fique bem dissolvido. Leva 5 minutos novamente.
Derrame essa “calda” sobre as amêndoas, mexendo para que elas fiquem cobertas de maneira uniforme e volte a assadeira ao forno para assar até ficarem levemente secas. Leva cerca de 15 minutos.
Retire do forno, “tempere” com o sal e deixe esfriar antes de servir.

Teste a receita antes de presentear para ver se está do seu gosto e, principalmente, do gosto da pessoa que vai receber o presente! Eu diminuí um pouco da pimenta, porque nem todo mundo gosta dela na minha casa.

Capriche na embalagem e agora você já tem mais uma opção pro Natal!

Eu me inspirei lá no Saveur.com e dei uma adaptada do meu jeito.

Bom apetite e um ótimo fim de semana!
Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

