“Wavelicious” por Carlos Wavel (24/mai/2013)

Olá, galera! Tudo bem?

Hoje eu trouxe uma receita doce que pode servir de sobremesa, lanche da tarde ou gordice à qualquer hora.
Não requer grande habilidade e é daquelas que só seria mais fácil se eu fizesse pra você.
Vamos lá?

Crumble de Maçã

crumble-maça

O que vai?

– 5 maçãs vermelhas

– 1/2 limão

– 200g de manteiga gelada
– 200g de farinha de trigo

– 300g de açúcar

– Canela a gosto (eu usei aproximadamente uma colher de sopa rasa, mas pode colocar mais ou menos)

Como faz?

Fácil, fácil!

Primeiro, descasque as maçãs com um daqueles descascadores de legumes. É bem mais rápido e simples do que fazer com faca. Em seguida, corte as maçãs em fatias finas, de uns 2 ou 3mm cada. Eu tinha um mandolim à mão e fica ainda mais fácil. Mandolim parece um ralador, mas serve para fatiar alimentos na espessura que você desejar. Mas lembre, se não tiver mandolim, fatie com faca mesmo! Esprema um limão sobre elas para não escurecerem, disponha todas em um refratário e polvilhe a canela por cima. Não precisar untar nem nada.

Agora, ligue o formo para ir pré-aquecendo.A gente sempre esquece disso e acaba ligando em cima da hora.

Então, misture a manteiga, a farinha de trigo e o açúcar até formar uma farofa. Deixe ficar com uns gominhos, que são eles que dão aquele toque mais gostoso na receita.

Coloque essa farofa por cima das maçãs e leve ao forno por 20 minutos em 180ºC.

O ideal é servir ainda quente, com uma bola de sorvete de creme, mas fique à vontade para comer como bem entender.

Aprendi lá no Canal Bem Simples e já fiz 3 vezes, sempre com sucesso. Só esqueci foi de tirar uma foto do meu crumble, já que nem dá tempo de esfriar e o pessoal come tudo!

Bom apetite!

Em tempos de Lei Seca com tolerância zero, vá de táxi!
Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chame!

Até mais!
Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

