“WAVELICIOUS” por Carlos Wavel (13/jul/2013)

Oi, galera! Tudo bem?
É inverno, é tempo de coisas quentes e festinhas em casa e esquentas perfeitos antes de pegar balada, certo?

Certo!

Aí eu fui procurar alguma receita boa pra fazer pra mostrar pra quem lê aqui e até tinha testado uma torta delícia de banana nova bem fácil de fazer, quando dei de cara com um Tumblr com receitas super boas e um formato diferente de mostrar o “como fazer”.

Não resisti. Sucumbi a um drink gelado, um sorvete de drink!

Vem fazer comigo!

MOJITO ICE CREAM

7-SWL_We-All-Scream-mojito_800x800

O que vai?

– 2 limões

– açúcar

– leite

– nata, que é aquele creme de leite fresco que você também acha no supermercado. Ele tem que ter 35-40% de gordura pra ficar bom

– xarope de milho light. Eu só achei o Karo normal mesmo e foi com ele que eu fiz. Ficou bom!

– Maizena (amido de milho)

– folhas de hortelã

– Bacardi ou outro rum carta branca (incolor) que você gostar.

Como faz?

Olha essa figura e me diz que não é fácil de fazer?! Vou traduzir do jeito que eu fiz, me segue.

1) Primeiro, faça o xarope de limão. Esprema limões até ter meio copo de suco e não jogue a casca fora. Você vai precisar das raspas dessas cascas mais adiante. Coe para tirar os gominhos e adicione 3 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve à uma panela em fogo baixo e ferva até ficar em ponto de calda. Isso é quando você levantar a colher e o líquido escorrer em fio, sem gotejar. Quando ficar assim, desligue e deixe de lado para esfriar. Quando esfriar, coloque na geladeira.

2) Em seguida, em outro copo, coloque duas colheres de sopa de leite e 1,5 colher de sopa cheia de maizena e misture bem, até dissolver o amido no leite.

3) Agora, a base do sorvete: em uma panela, adicione 2 xícaras de leite, 1 e 1/4 de xícara de nata (creme de leite fresco), 2/3 de xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de xarope de milho e aquelas raspas de limão do primeiro passo. Como eu usei 3 limões médios para fazer o meio copo de suco no começo, foram deles que eu tirei as raspas; não usei 4 como diz a figura, ok?

Leve ao fogo médio até levantar fervura.

4) Ferveu? Tire do fogo e acrescente a mistura de leite com a amido do passo e misture bem. Reaqueça por cerca de um minuto, mexendo até engrossar.

5) Adicione 1 xícara de folhas de hortelã rasgadinhas, mas em pedaços grandes ainda e deixe a mistura em infusão na geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro pra “pegar” o gosto de hortelã. Não precisa misturar tudo, porque o ideal é retirar os pedaços de hortelã.

6) Retire os pedaços de hortelã e misture o xarope de limão que fizemos no passo 1 com 3-5 colheres de sopa de rum carta branca. Eu usei 5 colheres de Bacardi pra ficar mais fortinho, mas você pode regular como bem entender.

7) Se você tem uma máquina de fazer sorvetes, coloque essa massa nela e deixe por cerca de 20 minutos ou até que fique cremoso. Mas se você não tem a sorveteira, leve à mistura ao freezer e quando começar a ficar firme, retire e mexa com uma colher até ficar cremoso. Repita isso umas duas ou 3 vezes e você chega em uma consistência parecida à da máquina.

8) Passe a massa para um pote e tampe bem. A receita original fecha o pote com papel manteiga e assim que eu fiz, mas acredito que se você não tiver o papel e fechar bem com a tampa do pote vai ficar gostoso também.

9) Congele por cerca de 2 horas para assentar.

PRONTO! Junte quem gosta de Mojito e aproveitem!

Eu sou fã de sorvete e nunca tinha me arriscado a fazer um de bebida, mas vale o trabalho.

Essa ideia veio lá do We All Scream e é de lá que vou trazer mais algumas.

Bom apetite!

Em tempos de Lei Seca com tolerância zero, vá de táxi!
Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chame!

Até mais!
Carlos Wavel, chef no Le Gordon Bleu

